"Pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiose" é uma simples palavra que dá nome a uma doença rara causada pela aspiração de partículas microscópicas de cinzas vulcânicas.
É uma palavra curiosa, e até poderia ser a maior palavra da língua portuguesa, se não fosse esse o estatuto ocupado por "pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiótico".
"Pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiótico" é uma palavra usada para designar um doente que sofre de pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiose, e essa sim, é a maior palavra da língua portuguesa.
São duas palavras engraçadas, mas mais engraçado ainda era ver um pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiótico receber a noticia que sofria de pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiose. Também tinha a sua piada ver o seu médico comunicar-lhe essa mesma notícia, pois como se pode constatar, não é uma palavra propriamente fácil de se dizer.
Mais cómico ainda, era assistir a um debate na assembleia da república sobre as condições que Portugal tem para combater a pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiose, e ver como se saíam os(as) senhores(as) deputados(as) ao proferir tão bela palavra.
Claro que se o objectivo fosse rir às custas de alguém a dizer "Pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiótico", mais valia dizer a uma criança de 6 anos para ler este texto, e aí sim, passavam-se momentos tão ou mais divertidos como ver o "Levanta-te e Ri".
Como é bonita a nossa lingua... (entenda-se lingua portuguesa e não órgão sexual).
segunda-feira, 15 de outubro de 2007
Subscrever:
Mensagens (Atom)